Folha de S. Paulo


Scioli não evitaria 2º turno argentino se eleições fossem hoje, diz pesquisa

O candidato da situação à presidência da Argentina, Daniel Scioli, não conseguiria evitar o segundo turno caso a eleição fosse hoje, apesar de a vitória no primeiro turno não estar tão distante, mostrou neste sábado uma pesquisa de opinião publicada pelo jornal Clarín. A eleição está marcada para o dia 25 de outubro.

A campanha da chapa formada por Scioli e Carlos Zannini tem 34,3% das intenções de voto, seguida pelo atual prefeito de Buenos Aires, Mauricio Macri (com Gabriela Michetti como vice), da chapa Cambiemos, com 25,1%. A sondagem foi realizada pelo instituto Management & Fit Opinión.

Adriano Machado-13.out.15/Reuters
Buenos Aires' province governor and presidential candidate for the Victory Front, Daniel Scioli (L) and Brazilian President Dilma Rousseff pose for a picture after a meeting at the Planalto Palace in Brasilia, Brazil, October 13, 2015. REUTERS/Adriano Machado ORG XMIT: BRA102r
O candidato governista à Casa Rosada, Daniel Scioli, é recebido pela presidente Dilma Rousseff em Brasília

Mais atrás se encontra o deputado Sergio Massa, candidato da Frente Renovadora, com 17,1 por cento das intenções de voto.

Para evitar um difícil segundo turno, Scioli precisa alcançar pelo menos 40% dos votos e uma diferença de 10 pontos percentuais sobre o segundo colocado, ou obter 45 por cento no total.

Contabilizando a projeção de eleitores indecisos, a intenção de voto para Scioli alcança 38,3 por cento, contra 29,2 por cento de Macri e 21 por cento de Massa.

Especialistas concordam que o resultado do segundo turno seria imprevisível. A pesquisa entrevistou 2.400 pessoas, e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.


Endereço da página: