Folha de S. Paulo


Presidente Rafael Correa realiza troca de ministros no Equador

Roddrigo Buendia - 15.out.2015/AFP
Ecuador's President Rafael Correa (R) and his Chilean counterpart Michelle Bachelet greet each other at the end of a bilateral signature meeting at the Carondelet presidential palace in Quito, on October 15, 2015. Bachelet is in a one-day official visit to the country. AFP PHOTO/RODRIGO BUENDIA ORG XMIT: RB76
Presidente do Equador, Rafael Correa, recebe sua colega chilena, Michelle Bachelet, em Quito

O presidente do Equador, Rafael Correa, aceitou nesta sexta (16) as renúncias, pedidas por ele próprio, de quatro de seus ministros, que ocorre num momento em que o país sofre com a queda do preço do petróleo.

A troca de chefia acontece nos ministérios da Produção, Planejamento, Administração Pública e Turismo. A titular desta última, Sandra Naranjo, assume o Planejamento.

Nathalie Cely, que cuidava da pasta da Produção, teve um papel de destaque na melhora das relações entre governo e o empresariado, historicamente tensas na gestão de Correa.

"Ela não compartilhava totalmente da visão do presidente, o que é direito dela, mas isso é uma equipe", disse Correa, durante uma entrevista concedida na província de Carchi.

"Existe a necessidade de renovar a equipe do governo e eu pedi a renúncia destes ministros", disse.

No poder desde 2007, Correa ainda conta com boa parte do apoio popular no Equador, o menor dos países-membros da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), apesar de ter sido alvo de protestos de diversos setores da população nos últimos meses.

O país foi obrigado a revisar o crescimento do PIB para baixo, para 0,4%, devido ao preço do petróleo, em 2015.


Endereço da página:

Links no texto: