Folha de S. Paulo


Favorito desiste de disputar presidência da Câmara nos EUA

Horas antes do anúncio de quem seria o novo presidente da Câmara dos Representantes (deputados) americana, o deputado republicano Kevin McCarthy, um dos favoritos, desistiu da disputa, nesta quinta-feira (8).

"Na última semana, tornou-se claro para mim que estamos profundamente divididos e precisamos nos unificar em torno de um líder", disse em breve declaração após o anúncio. "É imperativo nos unirmos e trabalharmos juntos para enfrentar os desafios do país."

Jonathan Ernst/Reuters
Ao lado da mulher, Judy, o deputado republicano Kevin McCarthy anuncia desistência de concorrer
Ao lado da mulher, Judy, o deputado republicano Kevin McCarthy anuncia desistência de concorrer

Sua candidatura perdeu força na semana passada, quando McCarthy sugeriu, em uma entrevista, que o comitê da Casa que investiga o atentado em Benghazi, na Líbia, tinha o objetivo de enfraquecer a pré-candidata democrata à Casa Branca Hillary Clinton.

Ela era secretária de Estado quando o ataque, em 2012, matou o então embaixador americano no país, Christopher Stevens.

A Câmara busca um sucessor para o republicano John Boehner, que renunciou no final de setembro diante da pressão de correligionários por uma atuação mais enérgica de oposição ao presidente Barack Obama.

No sistema americano, o titular do cargo é o segundo na linha sucessória presidencial, atrás do vice-presidente. Ele dita a agenda da Casa e exerce, por isso, importante função política, não apenas institucional.


Endereço da página:

Links no texto: