Folha de S. Paulo


Atirador mata 9 pessoas e fere 7 em escola no Oregon, noroeste dos EUA

Um homem de 26 anos matou pelo menos 9 pessoas e feriu outras 7 em uma escola técnica em Roseburg, Oregon, na costa oeste dos Estados Unidos, nesta quinta (1º).

A polícia informou que o criminoso, Chris Harper Mercer, morreu em troca de tiros com policiais. A identidade das vítimas não foi informada até a noite desta quinta.

A chacina aconteceu na instituição Umpqua, localizada numa região rural a três horas da cidade de Portland, a maior do Estado. A motivação não estava clara.

Uma testemunha disse ao jornal "The New York Times" que o homem mandou estudantes se deitarem e perguntou a religião das vítimas antes de atirar.

Umpqua Community College,

O primeiro alerta à polícia local ocorreu às 10h38 no horário local (14h38 em Brasília), mas não se sabe quanto tempo durou o episódio. Nenhum policial foi ferido durante a ação, segundo o xerife do condado de Douglas.

À tarde, o presidente Barack Obama, que defende restrições à venda de armas, disse que, após casos assim, "orações não bastam". Ele enumerou episódios recentes e afirmou, demonstrando emoção, que eles são resultado de uma "escolha política" que o país fez.

É uma alusão à defesa inflexível feita por alguns grupos da segunda emenda à Constituição americana, que garante a todos os cidadãos o direito de carregar armas, mas foi escrita quando o país ainda dependia de milícias para a segurança pública.

"De alguma forma, isso tudo se tornou rotina. As informações, minha resposta aqui nesse pódio, a conversa depois... Nos tornamos insensíveis a isso", afirmou Obama, enumerando seis outros episódios recentes.

Reprodução
Atirador na escola técnica Umpqua Community College, no Oregon, nos Estados Unidos
Campus da Umpqua Community College, no Oregon, Estados Unidos

"Gastamos trilhões de dólares, aprovamos incontáveis leis e dedicamos agências inteiras para evitar o terrorismo em nosso território. E, contudo, temos um Congresso que explicitamente nos impede inclusive de coletar dados sobre como poderíamos potencialmente reduzir episódios de violência com armas. Como pode?"

CENÁRIO

Um bombeiro afirmou à rede de TV CNN que, ao chegar à instituição, deparou com "muitas vítimas em muitas salas de aula". A polícia estava no local e o atirador foi neutralizado". Ele disse que dois pacientes morreram a caminho do hospital.

Segundo a emissora, a polícia investiga a atividade na internet de um homem que escreveu a amigos na noite anterior sobre supostos planos de ataque à mão armada na região.

Segundo projeção do Censo de 2014, Roseburg tem uma população de 21,9 mil habitantes majoritariamente branca (91%) e grande número de idosos –19,1% têm mais de 65 anos, bem acima da média nacional de 14%.

A cidade também tem mais gente abaixo do que é considerado a linha de pobreza dos EUA: 19,6% da população, comparada a uma média de 15,4% nos EUA.

A escola profissionalizante onde o assassino agiu atende cerca de 15 mil alunos da região, segundo o site da cidade, e oferece 30 cursos como enfermagem e vinicultura. A média etária dos alunos é 38 anos, afirmou a CNN.

Obama tentou implementar políticas mais duras de controle de armas nos EUA desde a tragédia de Sandy Hook, em Newtown, Connecticut, em dezembro de 2012. Na ocasião, Adam Lanza, 20, matou 27 pessoas, incluindo sua mãe e 20 crianças, e se matou em seguida. As armas usadas por Adam pertenciam à sua mãe, Nancy.


Endereço da página:

Links no texto: