Folha de S. Paulo


Fotógrafo registra casal de refugiados se beijando em estação na Hungria

Zsiros Istvan - 30.ago.15/Gettyimages
Casal de refugiados se beija em barraca dentro da estação de trem de Budapeste, na Hungria
Casal de refugiados se beija em barraca dentro da estação de trem de Budapeste, na Hungria

O fotógrafo Istvan Zsiros registrou o momento em que um casal de refugiados se beijava em uma das plataformas da estação de trem de Budapeste, capital da Hungria.

A imagem foi feita em 30 de agosto, quando o fluxo de refugiados e imigrantes começava a crescer. Na época, as autoridades húngaras eram criticadas por não dar assistência aos recém-chegados.

À Folha, Zsiros disse que se comoveu com a situação dos recém-chegados e, por isso, foi à estação. "Queria mostrar o lado mais brilhante e as cenas bonitas em meio à situação feia pela qual passam os refugiados."

Ele tirou fotos diversas do lado de fora e de dentro do prédio quando avistou o casal dentro da barraca. "Quando eu os vi pela primeira vez, estavam conversando. Daí se abraçaram e, por fim, trocaram beijos."

Embora tenha ficado comovido com a cena, ele não tentou conversar com o casal de refugiados. "Foi um momento muito tocante, preferi não incomodá-los."

O fotógrafo afirma ter ficado muito feliz com a repercussão internacional que teve a foto e espera que ela seja capaz de tocar as pessoas que as veem em todo o mundo.

Zsiros ganhou um prêmio nacional de fotografia da Hungria em 2006. Ele começou tirando fotos de eventos, como casamentos, festas e aniversários, e fazendo imagens para a publicidade.


Endereço da página: