Folha de S. Paulo


EUA preveem receber cem mil refugiados em 2017, diz secretário

O governo dos Estados Unidos prevê receber em 2016 um total de 85 mil refugiados, incluindo dez mil sírios, e outros cem mil em 2017, anunciou neste domingo (20) o secretário de Estado americano John Kerry durante uma visita a Berlim.

"Prevemos receber 85 mil [refugiados], sendo pelo menos dez mil da Síria, durante o próximo ano. E durante o ano fiscal seguinte (outubro de 2016 a outubro de 2017) chegaremos aos cem mil", declarou Kerry à imprensa após um encontro com o chefe de Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier.

No ano fiscal que termina no dia 30 de setembro de 2015, a maior economia do mundo terá recebido 70 mil refugiados. O governo norte-americano tem sido muito criticado por estes números, considerados pequenos em comparação com um milhão de refugiados sírios que a Alemanha espera receber este ano.

Axel Schmidt/Reuters
O secretário de Estado americano John Kerry em entrevista coletiva em Berlim ao lado do chefe de Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier
O secretário de Estado americano John Kerry em entrevista coletiva em Berlim ao lado do chefe de Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier

O secretário de Estado parabenizou a "generosidade exemplar" mostrada pelo governo alemão no amparo aos refugiados e disse que os EUA "gostariam de receber mais" pessoas, mas o país se vê limitado por leis de segurança aprovadas após os atentados de 11 de setembro de 2001 em Nova York.

"Depois do 11/9 temos novas leis, a verificação de antecedentes leva muito tempo e não podemos cortar caminhos", disse. Kerry ressaltou, porém, que os EUA continuarão a explorar maneiras de aumentar o número de refugiados recebidos, ao mesmo tempo mantendo a segurança robusta. "A necessidade é enorme, mas estamos dispostos a atender ao chamado".

HILLARY

Também neste domingo, Hillary Clinton, pré-candidata democrata à Casa Branca, afirmou que os Estados Unidos deveriam acolher 65 mil refugiados da Síria.

"Enfrentamos a pior crise de refugiados desde o final da Segunda Guerra Mundial e acho que os EUA deveriam fazer mais", disse Hillary em entrevista ao programa "Face the Nation" da emissora "CBS".

"Deveríamos passar de 10 mil para 65 mil [refugiados] e começar imediatamente a estabelecer mecanismos para avaliar as pessoas que vamos receber", afirmou a ex-secretária de Estado americana.

O presidente Barack Obama elevou o número de imigrantes sírios que os EUA vão receber por ano de 1,5 mil para 10 mil.


Endereço da página:

Links no texto: