Folha de S. Paulo


Reino Unido receberá 20 mil refugiados em 5 anos, diz Cameron

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, propôs que o Reino Unido receba 20 mil refugiados sírios nos próximos cinco anos.

A proposta foi feita por Cameron nesta segunda (7) no Parlamento britânico.

"Nós propomos que o Reino Unido acomode até 20 mil refugiados durante a vigência deste Parlamento", disse o primeiro-ministro conservador, em resposta à chegada à Europa de milhares e milhares de refugiados e imigrantes nas últimas semanas, muitos deles fugindo da guerra civil na Síria.

"O Reino Unido desempenhará o seu papel na crise de refugiados", disse Cameron, que havia recebido muitas críticas por sua hesitação inicial em aceitar a chegada de pessoas que fogem da guerra.

"O país inteiro ficou chocado com as imagens de refugiados", acrescentou, aludindo à foto do menino sírio de 3 anos que apareceu em uma praia na Turquia.

A oposição trabalhista já havia dito que estaria satisfeita se Cameron oferecesse receber cerca de 15 mil refugiados, que era o número que se aventava antes da reunião de hoje.

EUROPA

A Comissão Europeia propôs que França, Alemanha e Espanha recebam 71.305 solicitantes de asilo que entraram em países do bloco.

O organismo pedirá que a Alemanha receba 31.443 solicitantes de asilo que chegaram à Itália, Grécia e Hungria, ou seja 26,2%. A França deverá acolher 24.931 (20%), e a Espanha, 14.931 (12,4%).


Endereço da página: