Folha de S. Paulo


Premiê finlandês oferece abrigar refugiados em sua casa de campo

O premiê finlandês Juha Sipila disse neste sábado (5) à emissora YLE que irá oferecer abrigo em sua casa de campo para refugiados e migrantes.

De acordo com Sipila, sua família tem uma casa pouco usada em Kempele, no norte da Finlândia, que poderá receber requerentes de asilo a partir de janeiro de 2016.

Ainda não há detalhes da quantidade de vagas e nem de que maneira serão administradas as acomodações.

Timo Heikkala/AFP
The country home of Finnish Prime Minister Juha Sipila is pictured in Kempele, 500 kilometres north of the Finnish capital, on September 5, 2015, where he offered to host refugees as Europe continues to grapple with an unprecedented refugee crisis. AFP PHOTO / LEHTIKUVA / TIMO HEIKKALA +++ FINLAND OUT ORG XMIT: / B1111110000 --- Casa do premiê finlandês Juha Sipila
Casa de campo do premiê finlandês Juha Sipila em Kempele, no norte da Finlândia

Ele também afirmou que o plano da União Européia de distribuir 120 mil refugiados que chegam à Grécia, Itália e Hungria para outros países do grupo deve ser voluntário e espera que a Finlândia possa dar o exemplo.

"Espero que isso se torne uma espécie de movimento popular que faça com que muitos assumam suas responsabilidades nesta crise dos refugiados", disse.

Atualmente, a capacidade de acolhimento dos requerentes de asilo na Finlândia está saturada. Na sexta (4), o governo finlandês duplicou para 30 mil sua estimativa do número de pedidos de asilo em 2015 no país.


Endereço da página: