Folha de S. Paulo


Hungria fecha estação de trens para refugiados, desatando protestos

Veja vídeo

Centenas de refugiados protestaram nesta terça-feira (1º) na estação de trens de Keleti, em Budapeste, após serem barrados pelas forças de segurança e impedidos de embarcar rumo à Alemanha e à Áustria.

As autoridades da Hungria suspenderam as viagens programadas para esta terça e fecharam a estação temporariamente, expulsando pessoas que protestavam nas plataformas. Após a reabertura do terminal, as forças de segurança bloquearam a entrada dos migrantes, provocando pequenos tumultos.

Do lado de fora da estação, refugiados gritavam "Alemanha, Alemanha".

Milhares de refugiados estavam há semanas acampados na estação de Keleti, esperando seguir sua viagem. Nesta segunda, centenas de pessoas conseguiram embarcar.

A Áustria registrou que 3.650 refugiados passaram pela estação central de Viena apenas nesta segunda.

O porta-voz do governo húngaro, Zoltan Kovacs, disse que a estação de Keleti foi fechada para os refugiados para que as leis da União Europeia fossem respeitadas. O trânsito é livre entre os 26 países da área de Schengen, mas as normas comunitárias exigem que pessoas em busca de asilo permaneçam no país de chegada até que seus pedidos sejam processados.

ROTAS MIGRATÓRIASEuropa recebeu mais de 300 mil imigrantes desde o início do ano, segundo Acnur

A crise de refugiados na Europa se intensifica à medida em que milhares de pessoas oriundas de países em conflito chegam ao continente por meio de travessias perigosas no Mediterrâneo.

Após desembarcar em países costeiros como Grécia e Itália, a grande maioria dos migrantes atravessa o continente em busca de asilo em países mais ricos, como Áustria, Alemanha, Reino Unido e Suécia.

A Hungria se tornou uma importante rota de refugiados e tentou conter a entrada irregular de migrantes erguendo uma cerca na fronteira com a Sérvia e intensificando a segurança com soldados e policiais. Estima-se que mais de 140 mil pessoas tenham chegado ao país desde o início do ano.


Endereço da página:

Links no texto: