Folha de S. Paulo


Colômbia diz que dará nacionalidade a venezuelanos afetados por crise

A Colômbia dará a nacionalidade aos venezuelanos com famílias divididas pelas expulsões maciças de colombianos, provocadas por Caracas nos últimos dias, informou neste domingo a chanceler colombiana, Maria Ángela Holguín.

"Vamos dar a nacionalidade colombiana às pessoas colombianas casadas com venezuelanos e aos venezuelanos que quiserem viver na Colômbia. Queremos que as famílias vivam unidas, não queremos dividir famílias", afirmou Holguín em coletiva de imprensa na cidade fronteiriça de Cúcuta, 600 km a nordeste de Bogotá.

"Os venezuelanos que quiserem vir para viver com seus esposos ou famílias colombianos terão a nacionalidade colombiana", afirmou.

Segundo cifras do governo colombiano, o fechamento de parte da fronteira, decretado pelo presidente venezuelano, Nicolás Maduro, deixou mil colombianos deportados e mais de 6.000 repatriados espontaneamente por medo de sê-lo e ficar separados de suas famílias e perder seus pertences.

A tensão entre Bogotá e Caracas começou em 19 de agosto, com o fechamento de alguns postos fronteiriços ordenados por Maduro após um ataque a militares venezuelanos durante uma operação anticontrabando em Táchira, e que o mandatário atribuiu a "paramilitares colombianos".

A crise aumentou com o estado de exceção decretado por Maduro dois dias depois, a deportação de mais de mil colombianos, e se aprofundou na quinta, quando ambos os países chamaram seus embaixadores para consultas.


Endereço da página:

Links no texto: