Folha de S. Paulo


Polônia diz ter achado trem escondido que carregaria tesouro nazista

Autoridades polonesas afirmaram estar quase certas de que encontraram o local onde está enterrado um trem escondido pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial que carregava armamentos, tesouros e, talvez, obras de arte.

Imagens de radar feitas com equipamentos especiais mostraram um possível trem com mais de 100 metros de comprimento sob o solo perto da cidade de Walbrzych, segundo o vice-ministro da cultura, Piotr Zuchowski.
Elas seriam a primeira evidência da existência do carregamento, tido por muitos como uma lenda local.

O veículo seria blindado, sugerindo um carregamento valioso, "possivelmente equipamento militar mas possivelmente também joias, obras de arte e documentos", disse Zuchowski.

AFP/Janek Skarzynski
Seção de túnel construído pelos nazistas perto de Walbrzych, na Polônia

"Estou mais que 99% certo de que esse trem existe", afirmou. Muitos especialistas, no entanto, dizem que só teriam certeza uma vez que o veículo fosse desenterrado.

As autoridades iniciaram as buscas pelo trem no início do mês, depois que um alemão e um polonês afirmaram, por meio de advogados, terem obtido informações concretas do paradeiro do trem. Eles exigem 10% do valor do carregamento como recompensa.

Diversos rumores na região davam conta de que os nazistas haviam enterrado um trem carregado com armas e outros valores pouco antes da chegada das tropas soviéticas à então cidade alemã de Breslau -hoje Wroclaw, na polônia-, em 1945.

Segundo Zuchowski, a pista inicial veio de um homem que alegava ter ajudado na ocultação da carga e revelou seu segredo pouco antes de morrer.

O vice-ministro disse, no entanto, para que curiosos e aventureiros não tentassem entrar na caça ao tesouro por conta própria, já que pode haver explosivos no local. Segundo ele, um grupo de especialistas trabalha em um plano para retirar o veículo do solo.

Segundo a BBC, nenhum documento encontrado confirmou a existência do trem, mas os nazistas usaram prisioneiros de guerra para cavar mais de 9 km de túneis na região de Walbrzych, aparentemente usados como fábricas no esforço de guerra.


Endereço da página: