Folha de S. Paulo


Candidato argentino sugere alugar urnas eletrônicas do Brasil

Sergio Massa, que concorre à Presidência argentina pela coligação UNA (Unidos por uma Nova Argentina), propôs nesta quarta-feira (26) que a Argentina alugue urnas eletrônicas do Brasil para usar nas eleições de outubro.

"Dizem que não há tempo para adquirirmos máquinas de votação as eleições de outubro. Então, minha proposta é alugar as máquinas do Brasil. Por que podemos pedir papel-moeda do Brasil e não podemos alugar urnas eletrônicas?", questionou Massa.

Faltando menos de dois meses para as eleições, em 25 de outubro, o sistema eleitoral argentino está sendo colocado em xeque.

Daniel Dabove - 9.ago.2015/Xinhua
Sergio Massa vota durante eleições primárias em Buenos Aires em 9 de agosto de 2015
Sergio Massa vota durante eleições primárias em Buenos Aires em 9 de agosto de 2015

As críticas foram detonadas após supostas fraudes e casos de violência na eleição regional da província de Tucumán, realizada no último domingo (23).

A oposição afirma que documentos que transmitem os resultados eleitorais foram adulteradas em pelo menos 200 zonas de votação. Além disso, 40 urnas foram incendiadas na província.

A autoridade eleitoral começou no fim da tarde desta quarta a contagem definitiva dos votos em Tucumán.

Os números iniciais indicam a vitória com vantagem do candidato kirchnerista Juan Manzur. Mas a oposição não reconhece o resultado.

Massa, Mauricio Macri (da coligação Cambiemos) e Margarita Stolbizer, da frente Progresistas, farão um pronunciamento conjunto nesta quarta-feira (26) sobre os acontecimentos em Tucumán.

Nesta terça (25) à noite, moradores da província protestaram pelo segundo dia consecutivo contra as denúncias de fraude.

Eles também se queixaram da repressão violenta da polícia no primeiro dia de marchas, na segunda (24), quando homens da tropa de choque tentaram dispersar a multidão com balas de borracha e gás lacrimogêneo.


Endereço da página:

Links no texto: