Folha de S. Paulo


Atentado contra comboio da Otan no Afeganistão mata 12 pessoas

Ao menos 12 pessoas morreram e 60 ficaram feridas neste sábado (22) em um atentado com carro-bomba contra um comboio de civis da Otan em Cabul, capital do Afeganistão, informaram fontes oficiais.

Segundo a Otan, havia três empreiteiros americanos entre os mortos. A identidade das vítimas não foi divulgada.

"O suicida detonou seu automóvel cheio de explosivos perto dos veículos do comboio da Otan" em Cabul ao redor das 16h20 local (9h50, em Brasília), indicou o vice-porta-voz do Ministério do Interior, Najibullah Danish.

O ataque, ainda sob investigação, aconteceu em um momento que o distrito policial 9 da capital afegã estava cheio de gente, quando funcionários públicos e empregados saíam de seus trabalhos.

Em um ato pouco habitual, os talibãs negaram seu envolvimento no incidente.

"O ataque de Cabul não foi realizado por Mujahedins do Emirado Islâmico (como são denominados os talibãs no Afeganistão)", indicou em mensagem enviada à Efe o porta-voz talibã Zabihullah Mujahid.

"Não havia plano para nenhum ataque hoje em Cabul", acrescentou.

Este atentado soma-se à sequência de ataques que nas últimas semanas ocorreram no país com atentados suicidas, particularmente em Cabul, após o anúncio do falecimento do líder talibã, o mulá Omar.

Nos últimos dias, o governo afegão atacou com dureza o Paquistão acusando o país inclusive de estar por trás dos talibãs e de estar livrando uma guerra contra o Afeganistão através de terceiros.

Segundo a missão da ONU no país (Unama), durante o primeiro semestre do ano 1.592 civis perderam a vida e 3.329 ficaram feridos, no total 4.921 vítimas, 1% a mais que no mesmo período do ano passado.

A violência neste ano foi muito mais dura com crianças e mulheres, grupos nos quais as vítimas aumentaram 13% e 23%, respectivamente.


Endereço da página: