Folha de S. Paulo


Polícia macedônia joga bombas contra migrantes na fronteira com a Grécia

A polícia da Macedônia reprimiu milhares de migrantes que tentavam entrar no país a partir da fronteira com a Grécia nesta sexta-feira (21), dias depois de o governo ter fechado a fronteira e reforçado o patrulhamento para conter o crescente fluxo migratório.

Após passarem a noite a céu aberto com pouca comida e água, aproximadamente 3.000 migrantes tentaram entrar na Macedônia e foram reprimidos pelas forças de segurança, que atiraram granadas de gás lacrimogêneo e de efeito moral.

Segundo a polícia grega, pelo menos oito pessoas ficaram feridas na confusão.

"Eu não sei porque eles [policiais] estão fazendo isso conosco", disse à agência de notícias Associated Press (AP) o migrante iraquiano Mohammad Wahid. "Eu não tenho passaporte nem documentos de identidade. Eu não posso retornar e não tenho para onde ir. Vou ficar aqui até o fim."

Onde fica a Macedônia

O governo da Macedônia declarou nesta quinta-feira (21) estado de emergência nas fronteiras e anunciou o reforço do patrulhamento na divisa com a Grécia para conter o número "massivo" de migrantes que tentam entrar ilegalmente no país.

Além da maior presença de policiais e soldados, foram tomadas ações como a instalação de cercas de arame farpado.

"Esta medida foi introduzida para [garantir] a segurança dos cidadãos que vivem nas regiões fronteiriças e pelo melhor tratamento dos migrantes", disse na quinta o porta-voz da polícia, Ivo Kotevski.

Segundo a AP, quase 39 mil migrantes, em sua maioria refugiados sírios, entraram na Macedônia ao longo do último mês, o que corresponde ao dobro do fluxo registrado no mês anterior.

Milhares de migrantes chegam à Europa atravessando o Mediterrâneo em embarcações precárias. Após a chegada, muitos atravessam o continente buscando se instalar em países com maior estabilidade econômica, como a Alemanha e o Reino Unido.


Endereço da página:

Links no texto: