Folha de S. Paulo


Trump sobe 10 pontos em dois meses e se aproxima de Hillary Clinton

O magnata e pré-candidato republicano à Presidência dos EUA Donald Trump está se aproximando cada vez mais da principal pré-candidata do partido Democrata, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton.

Segundo pesquisa CNN/ORC divulgada nesta quarta-feira (19), Trump está agora a apenas seis pontos percentuais de distância da democrata.

Trump, que lidera no setor republicano por ampla margem, tem dominado a cobertura dos meios de comunicação desde que anunciou sua campanha à Casa Branca, em junho, e vem reduzindo rapidamente a diferença para Hillary.

Isaac Brekken/AFP
A pré-candidata democrata à Casa Branca, Hillary Clinton, em ato de campanha em Las Vegas
A pré-candidata democrata à Casa Branca, Hillary Clinton, em ato de campanha em Las Vegas

Segundo a nova pesquisa, Hillary tem 51% das intenções de voto, ante 45% de Trump, o que torna a corrida para as presidenciais muito mais competitiva que nas pesquisas de julho (56% a 40%) e de junho (59% a 35%).

Enquanto isso, Hillary leva vantagem em comparação com os outros aspirantes republicanos: o governador do Wisconsin, Scott Walker, é superado pela mesma margem, enquanto a distância é de nove pontos para o ex-governador da Flórida Jeb Bush e de dez para a ex-diretora-executiva da Hewlett-Packard Carly Fiorina.

Lucas Jackson/Reuters
Donald Trump em sua limusine em Manhattan; o republicano se aproxima de Hillary
Donald Trump em sua limusine em Manhattan; o republicano se aproxima de Hillary

Os resultados mostram o multimilionário aumentar seu apoio apesar de protagonizar constantes polêmicas, como as que ocorreram devido às suas declarações sobre os imigrantes mexicanos e as mulheres.

LIDERANÇA

Hillary ainda lidera a corrida pela indicação do Partido Democrata, mas tem agora 47% de apoio, nove pontos percentuais a menos que em julho e pela primeira vez abaixo de 50%.

Mark Ralston/AFP
Juan José Gutiérrez, líder de grupo latino, faz protesto contra Donald Trump em Los Angeles
Juan José Gutiérrez, líder de grupo latino, faz protesto contra Donald Trump em Los Angeles

O senador liberal Bernie Sanders está em segundo na corrida democrata, com 29%, o que representa uma alta de dez pontos desde julho, enquanto o vice-presidente, Joe Biden, que ainda não é oficialmente candidato, aparece em terceiro, com 14%.

Teoricamente, o apoio a Biden passaria para Hillary, caso o vice-presidente não se candidate. Mas a pesquisa mostra que 53% dos democratas consultados acreditam que o vice-presidente deve se apresentar às primárias e brigar pela candidatura.


Endereço da página: