Folha de S. Paulo


Pesquisa eleitoral mostra Trump na liderança entre republicanos

O magnata Donald Trump apareceu no topo das preferências dos republicanos em pesquisa divulgada neste domingo (26) pela rede de televisão CNN.

Ele desbancou o moderado Jeb Bush e chegou a 18% das intenções de voto nas primárias. Bush, ex-governador da Flórida irmão do ex-presidente George W. Bush, aparece em segundo com 15%. Considerada a margem de erro de 3,5%, os dois estão empatados.

Logo em seguida vem o governador do Wisconsin Scott Walker, com 10% das intenções de votos; outros candidatos ficaram abaixo dos dois dígitos.

Editoria de Arte/Folhapress

No compilado de pesquisas do Real Clear Politics, divulgado na sexta (24), Trump já aparecia em primeiro lugar também com 19%.

Em entrevista para a CNN, Trump não demonstrou surpresa com o resultado e disse que "há um movimento acontecendo. É maior do que eu –as pessoas estão cansadas desses políticos incompetentes de Washington que não conseguem tirar nada do papel", declarou.

Desde a última pesquisa da CNN, realizada em junho, Trump avançou 6 pontos percentuais, mesmo tendo enfrentado críticas após discursos polêmicos em que chamou imigrantes mexicanos de "estupradores" e disparou contra lideranças do próprio partido.

Ilustração/Toni D'Agostinho

No sábado (18), ele questionou o mérito do senador e ex-presidenciável John McCain como ex-piloto de guerra. Herói até para o presidente Barack Obama, seu oponente em 2008, McCain foi capturado e torturado na Guerra do Vietnã (1965-75).

Para Trump, não é por que foi capturado que ele serviu bem ao país. "Gosto de pessoas que não são capturadas", disse então.

O episódio feriu os brios não só de militares. Rupert Murdoch, magnata de mídia e conservador, questionou em uma rede social: "Quando Trump vai parar de constranger os amigos e deixar o país em paz?". No dia seguinte, seu "Wall Street Journal" considerou o candidato, em editorial, "uma catástrofe".

DEZESSEIS NOMES E UMA VAGA
Republicanos têm recorde de pré-candidatos à Casa Branca

JEB BUSH, 62
Ex-governador da Flórida
Filho e irmão de ex-presidentes, pode ser o 3° Bush na Casa Branca; casado com mexicana, dividirá com Rubio eleitorado latino

DONALD TRUMP, 69
Magnata e apresentador
Já ameaçou concorrer como independente. Entre declarações polêmicas, disse que os mexicanos são "estupradores e traficantes"

MARCO RUBIO, 43
Senador pela Flórida
É de ascendência cubana e aborda temas populares, como pobreza e desigualdade. Deve dividir eleitores e financiadores com Bush

RAND PAUL, 52
Senador por Kentucky
Dialoga com minorias e possui apelo entre jovens, mas já foi acusado de ser isolacionista e ingênuo na política externa

SCOTT WALKER, 47
Governador de Wisconsin
Ganhou destaque ao cortar impostos, restringir direitos de sindicalização e sobreviver a protestos de servidores em 2012

OUTROS CANDIDATOS

>Carly Fiorina, 60,
ex-executiva-chefe da HP

>Ben Carson, 63,
neurocirurgião aposentado

>Ted Cruz, 44,
senador pelo Texas

>Lindsey Graham, 59,
senador pela Carolina do Sul

>Rick Perry, 65,
ex-governador do Texas

>Mike Huckabee, 59,
ex-governador do Arkansas

>Rick Santorum, 57,
ex-senador pela Pensilvânia

>George Pataki, 59,
ex-governador de Nova York

>Bobby Jindal, 44,
governador da Louisiana

>Chris Christie, 52,
governador de Nova Jersey

>John Kasich, 63,
governador de Ohio


Endereço da página:

Links no texto: