Folha de S. Paulo


FBI monitora investigação sobre morte suspeita de jovem negra

A secretária de Justiça dos EUA, Loretta Lynch, declarou nesta quarta-feira (22) que o FBI, polícia federal norte-americana, está supervisionando a investigação sobre a morte da jovem negra Sandra Bland em uma prisão no Texas, no dia 13 de julho.

Bland, 28, foi encontrada enforcada na sua cela três dias depois de ter sido detida por um policial por cometer uma infração leve no trânsito.

O vídeo da câmera do policial branco que a deteve, divulgado pelo Departamento de Segurança Pública do Texas, mostra o agente ordenando que a jovem saia do carro, enquanto ela protesta por ser detida apenas por não sinalizar uma mudança de faixa no trânsito.

Veja vídeo

As imagens revelam que o policial saca o que parece ser uma pistola taser, puxa a jovem do carro e a algema em um lado da via.

O policial alegou que Bland resistiu à prisão e o chutou, mas nenhum confronto físico aparece no vídeo. Segundo a agência Associated Press, documentos mostram que, ao ser detida, ela avisou aos policiais que sofria de epilepsia.

A família da jovem descartou a hipótese de suicídio e afirmou que ela estava feliz com a perspectiva de um novo trabalho em sua universidade, na região de Houston.

Bland era militante do movimento BlackLivesMatter, nascido durante a onda de manifestações de rua após a morte do jovem negro Michael Brown, 18, por um policial branco em Ferguson (Missouri), em agosto do ano passado.

"Sandy era uma ativista social. As ativistas sociais não se suicidam, especialmente na prisão. Simplesmente não têm medo", disse o advogado da família, Cannon Lambert.

O policial está suspenso, e uma investigação inicial concluiu que ele violou a "política de cortesia" do departamento e os procedimentos sobre detenções no tráfego.

Em abril, em North Charleston, um policial branco foi demitido depois de matar o negro Walter Scott, 50, que estava desarmado.

No mesmo mês, em Baltimore, houve confrontos violentos entre manifestantes e policiais após o funeral de Freddie Gray, morto por ferimentos provocados pela polícia durante sua detenção.

O funeral de Bland ocorrerá neste sábado (25), em um subúrbio de Chicago.


Endereço da página:

Links no texto: