Folha de S. Paulo


Secretário de Estado dos EUA hasteará bandeira em Cuba em 14 de agosto

Pela primeira vez em sessenta anos, um secretário de Estado americano visitará Cuba no próximo dia 14 de agosto.

Após participar da cerimônia em que foihasteada a bandeira cubana na recém-inaugurada embaixada do país em Washington nesta segunda (20), o secretário John Kerry viajará para a ilha para o hasteamento da bandeira americana em Havana.

A embaixada dos EUA em Cuba também reabriu as portas nesta segunda, mas a cerimônia oficial será realizada apenas durante a visita de Kerry. A data da viagem foi divulgada nesta segunda pela CNN.

Os laços diplomáticos entre Washington e Havana foram rompidos em 1961. Em 1977, EUA e Cuba chegaram a um acordo para abrir seções de interesses que dariam uma presença diplomática limitada nas respectivas capitais.

Ainda nesta segunda, Kerry receberá na sede do Departamento de Estado Bruno Rodríguez, o primeiro chanceler cubano que visita oficialmente Washington desde 1959, para selar o momento histórico.

WASHINGTON

Nesta segunda, centenas de americanos e cubanos acompanharam a cerimônia em frente à embaixada do país em Washington -que fica no mesmo prédio centenário que fechou as portas há mais de meio século.

Um novo mastro para içar a bandeira, um jardim renovado e um muro recém-pintado deram as boas-vindas aos 500 convidados americanos e aos 30 membros da delegação cubana que assistiram à histórica cerimônia de reabertura da Embaixada de Cuba em Washington.

Embora a mansão em estilo francês tenha perdido a categoria de embaixada em janeiro de 1961, após a ruptura de relações diplomáticas, desde 1977 funcionou como Escritório de Interesses de Cuba em Washington, sob a proteção do governo tcheco e depois do suíço.


Endereço da página:

Links no texto: