Folha de S. Paulo


Trump e Bush aparecem empatados na disputa pela Casa Branca

O empresário e celebridade Donald Trump, que ocupa o epicentro da corrida presidencial americana desde seus comentários contra os imigrantes mexicanos, aparece empatado na disputa pela candidatura republicana ao lado de Jeb Bush, ex-governador da Flórida e irmão do ex-presidente George W. Bush (2001-2009).

Pesquisa realizada pela Reuters-Ipsos e divulgada neste sábado (11) mostra o bilionário Trump com 15,8% do apoio dos eleitores republicanos contra 16,1% de Bush, um empate técnico.

Em terceiro lugar, aparece o governador de Nova Jersey Chris Christie, com 9,5% das intenções de voto. O senador do Kentucky Rand Paul tem 8,1%, o escritor Ben Carson, 7,2% e o governador do Wisconsin Scott Walker, 5,8%.

Nos EUA, a disputa pela Casa Branca começa com as prévias partidárias, nas quais os interessados disputam, em eleição interna, a candidatura do partido à Presidência.

Montagem Reuters
Donald Trump, empresário e celebridade, disputa candidatura republicana à Casa Branca com Jeb Bush, irmão do ex-presidente George W. Bush
Donald Trump, empresário e celebridade, disputa candidatura republicana à Casa Branca com Jeb Bush

Na disputa pela candidatura democrata à Presidência, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton continua à frente com o apoio de 48,3% dos eleitores que se identificam como democratas. O senador por Vermont Bernie Sanders aparece em segundo, com 22,9%, e o vice-presidente, Joe Biden, que não entrou oficialmente na corrida, tem 10,7% das intnções de voto.

Várias empresas, incluindo o canal de TV NBC Universal, a loja de departamento Macy's, e a Nascar, cortaram laços com Trump desde que ele acusou o México de enviar estupradores e criminosos para os EUA, em um discurso em 16 de junho no qual anunciou sua pré-candidatura. Em 6 de julho, Trump aumentou a polêmica ao declarar que imigrantes ilegais oriundos do México trazem "doenças contagiosas".

A controvérsia dominou a campanha republicana nas últimas semanas e ajudou a alavancar Trump ao empate com Bush na pesquisa Reuters-Ipsos. O discurso duro contra a imigração encontra amplo apoio entre os republicanos mais conservadores.

A pesquisa Reuters/Ipsos ouviu 404 republicanos e 504 democratas entre os dias 6 e 10 de julho.


Endereço da página:

Links no texto: