Folha de S. Paulo


Vídeo divulgado pelo EI mostra jovens executando 25 soldados sírios

A milícia radical Estado Islâmico (EI) publicou neste sábado (4) um vídeo que mostra jovens, aparentemente menores de idade, matando 25 soldados sírios no teatro romano de Palmira, no centro da Síria.

Na gravação, de mais de nove minutos e cuja autenticidade ainda não foi comprovada, as vítimas aparecem de joelhos e em fila. Os jovens, então, os executam com tiros na cabeça pelas costas na presença de algumas pessoas sentadas nas tribunas do teatro.

Antes da execução, um extremista acusa os soldados de serem "nossaris", termo pejorativo para designar os alauítas, o ramo xiita ao qual faz parte o ditador sírio Bashar al-Assad.

Estado Islâmico

No último dia 27 de maio, o Observatório Sírio de Direitos Humanos informou sobre a morte de 20 membros das forças do regime de Bashar al-Assad por integrantes do EI no teatro de Palmira. No entanto, a organização não explicou se os autores dos assassinatos também eram menores de idade.

Lar de antigas ruínas mundialmente famosas e declarada como patrimônio mundial pela Unesco (agência das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura), a cidade de Palmira foi tomada pelos militantes do EI no fim de maio deste ano. Estima-se que a facção tenha matado mais de 200 pessoas quando tomou o local.


Endereço da página:

Links no texto: