Folha de S. Paulo


Em nota, Itamaraty expressa 'repúdio' a atentados terroristas pelo mundo

O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota nesta sexta-feira (26) em que expressa "repúdio" a atentados terroristas cometidos hoje na Tunísia, no Kuait e na França, e afirma que o Brasil "deplora" o aumento de atos como os ocorridos nos três países.

"O governo brasileiro deplora o incremento dos atentados terroristas que continuam a ceifar vidas inocentes em diferentes partes do mundo", afirma trecho da nota. Para o Itamaraty, as ações foram praticadas por "extremistas em nome de ideias incompatíveis" com o respeito aos direitos humanos.

A pasta ainda prestou solidariedade às famílias das vítimas nos três países.

Os atentados acontecem três dias após integrantes do Estado Islâmico incentivarem seus apoiadores a fazer um "martírio" no mês sagrado do Ramadã. O grupo assumiu a autoria da ação no Kuait. "A intolerância religiosa e o recurso à violência indiscriminada, praticados sob qualquer pretexto, merecem o mais veemente repúdio da sociedade e do governo brasileiro", afirma o ministério.

O Departamento de Estado dos EUA disse que ainda não há nenhuma evidência de que os três ataques tenham sido coordenados.


Endereço da página:

Links no texto: