Folha de S. Paulo


Comitiva de governistas brasileiros se reúne com mulher de Leopoldo López

Após encontro com parentes das vítimas dos protestos de 2014, a comitiva de senadores brasileiros governistas em visita à Venezuela reuniu-se no fim da manhã desta quinta (25) com parentes dos opositores detidos.

Os senadores Lindbergh Farias (PT-RJ), Telmário Mota (PDT-RR), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Roberto Requião (PMDB-PR) foram recebidos por Lilian Tintori, mulher do líder do partido Voluntad Popular (VP), Leopoldo López.

Federico Parra/AFP
Senador brasileiro Roberto Requião (esq.) caminha ao lado de Lilian Tintori, mulher de Leopoldo López
Senador brasileiro Roberto Requião (esq.) caminha ao lado de Lilian Tintori, mulher de Leopoldo López

"Quem deveria estar aqui hoje é Leopoldo, não eu", disse Tintori, na sede da agremiação, em Caracas. "Estando aqui vocês podem comprovar a grave situação de crise em que se encontra a Venezuela."

López está preso na cadeia militar de Ramo Verde desde fevereiro de 2014 por incitação à violência nos protestos. Pela mesma acusação, também estão presos dois dirigentes opositores: Daniel Ceballos e Antonio Ledezma.

Ela criticou o governo do presidente Nicolás Maduro por ter impedido uma comitiva de senadores brasileiros opositores liderada por Aécio Neves (PSDB-MG) de ir até Ramo Verde, há uma semana.

O comboio de senadores opositores foi hostilizado por manifestantes e impedido de sair da área do aeroporto devido a um congestionamento causado por bloqueio policial. Eles tiveram de voltar a Brasília após seis horas de confusão.

"Eu estava dentro do ônibus quando fomos cercados por manifestantes. Pensei que os vidros fossem explodir", disse Tintori aos senadores governistas.

Antes de retornarem a Brasília, os senadores ainda serão recebidos pelo ex-candidato opositor à Presidência e governador do Estado de Miranda, Henrique Capriles.

Em seguida, participarão de um encontro com o presidente da Assembleia Nacional, o chavista Diosdado Cabello, que esteve no Brasil há duas semanas.


Endereço da página:

Links no texto: