Folha de S. Paulo


Taleban ataca Parlamento afegão e deixa dois civis mortos e 31 feridos

Veja vídeo

Um homem-bomba e seis atiradores do Taleban atacaram o Parlamento do Afeganistão nesta segunda-feira (22), deixando dois civis mortos e outros 31 feridos.

Segundo o governo, os militantes invadiram o Parlamento após a explosão de um carro-bomba na entrada do edifício.

O ataque terminou com a morte dos combatentes, após explosões e quase duas horas de troca de tiros com as forças de segurança. Nenhum legislador ficou ferido, segundo as autoridades.

Ahmad Masood/Reuters
Forças de segurança afegãs trabalham após ataque de insurgentes talebans contra o Parlamento do país, em Cabul; 7 terroristas foram mortos
Forças de segurança afegãs trabalham após ataque de insurgentes contra o Parlamento

Na sessão desta quarta da Câmara Baixa do Parlamento estava prevista a ratificação da indicação de Masoum Stanekzai como novo ministro da Defesa.

O ataque, reivindicado pelo Taleban, tinha como alvos Sranekzai e o próprio Parlamento, enquanto centro de poder, disse à agência Associated Press o porta-voz do grupo, Zabihullah Mujahid.

Ele disse que o atentado demonstrou a "capacidade dos mujahedeen [combatentes islâmicos], que podem atacar até mesmo o Parlamento na capital".

Editoria de Arte/Folhapress

O ataque desta quarta se soma a outras ofensivas do Taleban no Afeganistão. Nos últimos dias, o grupo capturou dois distritos do norte do país.

A violência tem aumentado no Afeganistão desde a saída de grande parte das forças estrangeiras, no final do ano passado. Os insurgentes estão tentando tomar territórios, mais de 13 anos depois da intervenção militar liderada pelos Estados Unidos que derrubou o Taleban do poder.


Endereço da página:

Links no texto: