Folha de S. Paulo


Comitiva liderada por Aécio reúne-se com oposição a Maduro em Caracas

Uma comitiva de senadores brasileiros desembarcou em Caracas nesta quinta-feira (18) numa visita de apoio aos opositores venezuelanos presos.

A delegação, que viajou a bordo de um avião da FAB, é comandada por Aécio Neves (PSDB-MG) e pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).

Pedro Ladeira - 3.jun.15/Folhapress
O senador Aécio Neves lidera comitiva do Senado em Caracas, Venezuela
O senador Aécio Neves lidera comitiva do Senado em Caracas, Venezuela

Também compõem a comitiva Cássio Cunha Lima (PSDB), José Agripino (DEM), Ronaldo Caiado (DEM), Ricardo Ferraço (PMDB), José Medeiros (PPS) e Sérgio Petecão (PSD).

Os senadores desembarcaram por volta de 12h local (13h30 em Brasília), mas ainda não conseguiram sair da região do aeroporto por causa de um bloqueio policial.

A previsão é de que, após saírem do aeroporto, os senadores sigam direto até o presídio de Ramo Verde, nos arredores da capital, onde tentarão visitar o opositor Leopoldo López, detido há mais de ano por instigar violentos protestos contra o presidente socialista Nicolás Maduro, em 2014.

É tido como improvável que obtenham permissão para entrar em Ramo Verde.

Durante a tarde, os senadores planejam almoçar com representantes da MUD, principal coalizão opositora, e manter reuniões com parentes de estudantes presos por envolvimento nas manifestações do ano passado.

Também está prevista uma visita ao prefeito metropolitano de Caracas, Antonio Ledezma, que está em prisão domiciliar.

A comitiva deve embarcar de volta ao Brasil na noite desta quinta-feira.

Para se contrapor à presença dos senadores, o governo venezuelano convidou um grupo de brasileiros militantes de esquerda e membros de sindicatos, que cumpre agenda de encontros e aparições na mídia estatal.


Endereço da página:

Links no texto: