Folha de S. Paulo


Ataque aéreo dos EUA mata líder da Al Qaeda no Iêmen

A rede terrorista Al Qaeda na Península Arábica (AQPA) anunciou nesta terça-feira (16) a morte de seu líder Nasser al-Wuhayshi em um bombardeio de um avião não tripulado americano no leste do Iêmen. Segundo especialistas, trata-se da pior perda da Al Qaeda desde a morte de Osama Bin Laden em 2011.

Wuhayshi, considerado o segundo principal líder da Al Qaeda no mundo, havia sido secretário de Osama bin Laden, mentor dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos EUA.

AFP
Nasir al-Wuhayshi, líder da Al Qaeda na Península Arábica (AQPA), em imagem de 2012
Nasir al-Wuhayshi, líder da Al Qaeda na Península Arábica (AQPA), em imagem de 2012

Em um vídeo divulgado na internet, a organização explicou o ataque ocorreu em Al Mukala, capital da província de Hadramut, e matou três de seus membros.

Editoria de Arte/Folhapress

"Nós da AQPA lamentamos por nossa nação muçulmana [...] que Abu Baseer Nasser bin Abdul Karim al-Wuhayshi, que Deus cuide de sua alma, morreu em um ataque americano contra ele e dois de seus irmãos mujahideen (combatentes islâmicos)", afirmou o membro da facção, Khaled Batarfi.

Foi anunciada a nomeação do dirigente militar Qasem al-Rimi como novo líder da AQPA, considerada pelos EUA a mais perigosa filial da Al Qaeda devido a sua infraestrutura e ao seu domínio territorial.

De acordo com os EUA, Wuhayshi seria "responsável por aprovar alvos, recrutar novos membros, alocar recursos para treinamento e planejar ataques".


Endereço da página:

Links no texto: