Folha de S. Paulo


EUA planejam enviar armamento pesado ao Leste Europeu

Para impedir uma possível agressão russa na Europa, o Pentágono planeja posicionar tanques de batalha, veículos de infantaria e outros armamentos para ao menos 5.000 soldados americanos em vários países bálticos e do Leste Europeu, informou neste sábado (13) o jornal "The New York Times".

Se aprovado, o plano representaria a primeira vez, desde o fim da Guerra Fria, que os EUA posicionariam de forma permanente equipamento militar pesado nos países mais novos a entrar na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). As nações do Báltico, que já estiveram sob a esfera de influência soviética, aderiram à organização em 2004.

A medida, de acordo com o NYT, teria o objetivo de reforçar a segurança na região e seria a mais importante tomada na esteira da crise na Ucrânia, onde tropas de Kiev combatem separatistas pró-Moscou no leste do país.

Segundo o jornal, equipamentos para cerca de 150 soldados seriam colocados em cada uma das nações do Báltico: Lituânia, Letônia e Estônia. Já na Polônia, Romênia, Bulgária e, possivelmente, Hungria, seria enviado material para até 750 soldados.

A proposta ainda requer aprovação do secretário de Defesa dos EUA, Ashton B. Carter, e da Casa Branca.

Também enfrenta alguns obstáculos, já que alguns membros da Otan temem uma reação russa à medida. Sob condição de anonimato, autoridades graduadas disseram ao jornal esperar que a proposta seja apresentada aos ministros de Defesa da Otan em um encontro no fim deste mês.


Endereço da página: