Folha de S. Paulo


Opositor venezuelano Daniel Ceballos encerra greve de fome de 20 dias

O opositor venezuelano Daniel Ceballos encerrou nesta quinta-feira (11) a greve de fome que começou há 20 dias em protesto contra sua transferência de uma prisão militar para uma cadeia comum.

Uma das vozes do partido Vontade Popular, liderado por Leopoldo López, Ceballos está preso desde março de 2014, quando foi acusado pelo governo de incitação à violência nos protestos contra o presidente Nicolás Maduro, que tiveram início em San Cristóbal, cidade da qual era prefeito.

Saint Donaire -18.mar.14/Efe
O ex-prefeito de San Cristóbal, Daniel Ceballos, em 2014; ele foi transferido para uma prisão comum
O ex-prefeito de San Cristóbal, Daniel Ceballos, em 2014; ele foi transferido para uma prisão comum

O fim do jejum foi confirmado pela mulher do ex-prefeito, Patricia Gutiérrez. Em mensagem no Twitter, ela disse que seu marido já recebeu uma solução intravenosa e pediu a ela que leve uma sopa quando for visitá-lo à noite.

Além do repúdio a sua transferência à prisão de San Juan de los Morros, uma das mais violentas do país, o ex-prefeito exigia do governo a liberação dos presos políticos e a marcação da data das eleições parlamentares.

Em apoio a Ceballos, López e outros militantes do Vontade Popular iniciaram greve de fome. Não há informações sobre se o principal dirigente do partido, que está há 18 dias de jejum, voltou a sua alimentação normal.

Federico Parra/AFP
Estudantes do lado de fora da igreja de Guadalupe, em Caracas, fazem greve de fome por opositores presos
Estudantes do lado de fora da igreja de Guadalupe, em Caracas, fazem greve de fome por opositores

Mais cedo, o advogado de defesa de López e Ceballos, Juan Carlos Gutiérrez, havia dito que os dois interromperiam a greve se fossem libertados jovens militantes presos em protestos. Os aliados não foram soltos pela polícia.

O secretário-executivo da coalizão oposicionista Mesa da Unidade Democrática, Jesús Torrealba, deu seu apoio ao fim da greve de fome porque, desta forma, é preservada a vida de Daniel Ceballos.

Ele espera que o ex-prefeito preserve sua saúde para poder se manter sua candidatura a deputado nacional, que foi referendada nas eleições primárias da oposição, em 15 de maio.

Foi devido à gravação de uma propaganda para as eleições, encarada como uma violação ao regulamento da prisão militar de Ramo Verde, que ele foi transferido para uma prisão comum em 23 de maio.


Endereço da página:

Links no texto: