Folha de S. Paulo


Terremoto deixa pelo menos dois mortos em monte na Malásia

Pelo menos duas pessoas morreram no monte Kinabalu, situado na província de Sabah, na Malásia. O local foi atingido nesta sexta-feira (5) por um terremoto de magnitude 5,9 na escala Richter. A informação foi confirmada pelo chefe da polícia local.

O ministro de Turismo da província, Masidi Manjun, também confirmou no Twitter que há mortos.

A imprensa da Malásia informa que os corpos são de um guia e de uma adolescente estrangeira, mas as identidades não foram confirmadas pelas autoridades.

Os tremores deixaram mais de 130 pessoas ilhadas no alto do morro. Entre eles, há 11 feridos, mas não há informação sobre a gravidade deles ou se há outros mortes.

O resgate de parte dos alpinistas já começou. Eles estão descendo o morro com a ajuda de guardas florestais e guias, já que o mal tempo impede a chegada dos helicópteros, disse Jamili Nais, diretor de parques de Sabah.

O tremor, que durou cerca de um minuto, causou deslizamentos de rochas, avalanches e a queda de dois pequenos montes batizados como "as orelhas do burro", onde a prática de escalada é recorrente, confirmou Manjunatravés do Twitter.

O departamento de meteorologia da Malásia afirmou que o terremoto aconteceu a uma profundidade de 54 quilômetros, enquanto o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês), que monitora a atividade sísmica no mundo todo, situou o epicentro a 19 quilômetros da cidade de Ranau, de 94 mil habitantes.

O terremoto ocorreu às 7h15 locais (20h15 de Brasília da quinta-feira).

Vários dos escaladores foram surpreendidos pelo tremor ao amanhecer quando desciam do cume do Kinabalu, de 4.095 metros de altitude, segundo o jornal "The Star".


Endereço da página:

Links no texto: