Folha de S. Paulo


Senado aprova moção que reconhece genocídio na Armênia

O plenário do Senado brasileiro aprovou nesta terça-feira (2) voto de solidariedade ao povo da Armênia que reconhece como genocídio a ação do Império Otomano contra os armênios durante a Primeira Guerra (1914-1918).

O requerimento, dos senadores Aloysio Nunes Ferreira e José Serra (PSDB-SP), foi assinado por 55 senadores, e a iniciativa foi saudada por vários líderes partidários no Senado.

O texto do documento, que homenageia as vítimas do massacre, diz que seu objetivo é "reconhecer a contribuição para a formação econômica, social e cultural do Brasil de milhares de brasileiros descendentes de refugiados armênios".

A moção também ressalta que "nenhum genocídio deve ser esquecido, para que não volte a acontecer."

Aloysio Nunes disse ser necessário que o governo turco reconheça o massacre como genocídio e tenha um diálogo produtivo com a Armênia. Os representantes da Turquia no Brasil não se manifestaram.

O centenário do massacre foi lembrado no dia 24 de abril, em cerimônias na capital armênia, Ierevan, e em várias outras cidades do mundo. Estima-se que mais de 1 milhão de armênios tenham sido mortos naquela época. Estado herdeiro dos otomanos, a Turquia nega a classificação de genocídio.


Endereço da página:

Links no texto: