Folha de S. Paulo


Após rejeição a Patriota, Dilma indica novo nome para OEA

Após ter visto o Senado Federal rejeitar o nome do embaixador Guilherme Patriota para ocupar o cargo de representante do Brasil na OEA (Organização dos Estados Americanos), a presidente Dilma Rousseff indicou o diplomata José Luiz Machado e Costa para o posto.

Atual embaixador do Brasil no Haiti, Costa chefiou a embaixada no Suriname de 2008 a 2012, quando foi para Porto Príncipe. Ele será sucedido por Fernando de Mello Vidal, aprovado para a representação na capital haitiana no fim do ano passado.

Dilma enviou o nome de Costa para nova apreciação do Senado. A indicação foi publicada no "Diário Oficial da União" desta sexta-feira (29).

A aprovação de Costa pelos senadores será mais uma prova de fogo para Dilma. Na semana passada, Guilherme Patriota, irmão do ex-ministro das Relações Exteriores Antônio Patriota, foi rejeitado pelo Senado por apenas um voto, em um claro recado à presidente.

Os senadores estavam insatisfeitos com a postura do Palácio do Planalto diante do Legislativo e ameaçavam colocar em risco projetos importantes para o governo.

Foi a primeira vez na história que o Senado rejeitou um diplomata de carreira indicado pelo governo.

O novo indicado de Dilma será submetido a sabatina na CRE (Comissão de Relações Exteriores do Senado), como ocorreu com Patriota, e terá que ser aprovado pela comissão e pelo plenário da Casa.

Por enquanto, a vaga do Brasil na OEA permanece em aberto.


Endereço da página: