Folha de S. Paulo


Nicolás Maduro recebe prêmio de jornalismo de universidade argentina

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi premiado nesta quinta-feira (28) com o Prêmio Rodolfo Walsh de Comunicação Popular, da Universidade Nacional de La Plata, na Argentina.

O prêmio foi outorgado ao venezuelano pela Faculdade de Jornalismo e Comunicação Social da universidade em reconhecimento aos esforços do chefe de Estado para "preservar a integração latino-americana a partir da perspectiva da comunicação relacionada ao bem-estar do povo e ao papel na democratização das comunicações na Venezuela".

Segundo Rodrigo Cabezas, vice-presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), a premiação é um reconhecimento às "políticas de inclusão educacional e de alfabetização do Estado venezuelano e à forte defesa contra os ataques golpistas dos grupos de mídia do país".

Palácio Miraflores/Reuters
Nicolás Maduro discursa durante encontro com membros do PSUV, nesta quarta (27), em Caracas
Nicolás Maduro discursa durante encontro com membros do PSUV, nesta quarta (27), em Caracas

O prêmio leva o nome do ativista, escritor e jornalista desaparecido Rodolfo Walsh e é dado a pessoas que demonstrem compromisso com a integração latino-americana.

A condecoração foi outorgada a Maduro apesar das numerosas denúncias de censura e de restrições à liberdade de imprensa na Venezuela.

Entre os que já receberam a premiação estão o antecessor de Maduro, Hugo Chávez, e os presidentes da Bolívia, Evo Morales, do Equador, Rafael Correa e da própria Argentina, Cristina Fernández de Kirchner.


Endereço da página: