Folha de S. Paulo


Ex-governador de NY George Pataki lança pré-candidatura à Presidência

O ex-governador do Estado de Nova York George Pataki entrou nesta quinta-feira (28) na corrida presidencial para 2016 como candidato à chapa republicana e se soma a uma série de pré-candidatos ávidos para reconquistar a Casa Branca para o partido.

"É hora de se levantar, proteger nossa liberdade e recuperar o governo", declarou em um anúncio em um vídeo intitulado "Pataki para Presidente" publicado em seu site, georgepataki.com.

Pataki, que exerceu três mandatos como governador entre 1995 e 2006, flertou com a ideia de concorrer ao Senado e à Presidência nos últimos anos.

Ele poderia representar uma voz bastante moderada entre os aspirantes republicanos à eleição de 2016, que incluem vários conservadores de carteirinha.

Como governador, Pataki se posicionou a favor do aborto e assinou leis rígidas para o controle das armas.

Mais recentemente, ele criticou as leis de "liberdade religiosa" que pré-candidatos conservadores apoiam e disse ter sido algo "inadequado" quando parlamentares republicanos escreveram a líderes iranianos, uma manobra vista por muitos como forma de minar o presidente norte-americano, o democrata Barack Obama.

Em janeiro lançou um Super-PAC (comitê de ação política sem vinculação obrigatória com candidatos e sem limites de arrecadação) e fez aparições em New Hampshire e Flórida, Estados importantes para conquistar a indicação de sua legenda.

Com o anúncio desta quinta, Pataki se une a uma longa lista de adversários pela candidatura republicana, na qual já figuram oficialmente os senadores Rand Paul (Kentucky), Marco Rubio (Flórida) e Ted Cruz (Texas).

Além disso, também confirmaram suas aspirações o ex-governador de Arkansas Mike Huckabee; o neurocirurgião Ben Carson; a ex-diretora-executiva da Hewlett-Packard Carly Fiorina e o ex-senador republicano pela Pensilvânia Rick Santorum.

Os pré-candidatos começarão a disputar a candidatura do partido a partir do início do próximo ano, quando começam as primárias republicanas.

Do lado democrata, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton é franca favorita à nomeação.

Por enquanto, só o senador por Vermont Bernie Sanders anunciou ter a intenção de também disputar a candidatura do Partido Democrata, do presidente Barack Obama.


Endereço da página:

Links no texto: