Folha de S. Paulo


Rainha Elizabeth anuncia plano para referendo sobre permanência na UE

A rainha Elizabeth 2ª, do Reino Unido, disse nesta quarta-feira (27) que o governo deve aprovar uma lei abrindo caminho para um referendo sobre a permanência do país na União Europeia.

O anúncio foi feito em um discurso que estabelece o plano legislativo do primeiro-ministro David Cameron para o próximo ano.

"A legislação será apresentada para providenciar um referendo sobre a participação na União Europeia antes do final de 2017", disse a rainha, no discurso na Câmara dos Lordes que marca o início do ano parlamentar.

"Meu governo renegociará a relação do Reino Unido com a União Europeia e buscará reformas da União Europeia para o benefício de todos os Estados-membros", acrescentou.

O texto de lei será publicado na quinta-feira (28), e a Câmara dos Comuns pode começar a debatê-lo no próximo mês, o que abre o caminho para uma votação a partir de 2016.

Cameron, cujo Partido Conservador obteve a maioria dos assentos nas eleições de 7 de maio, quer recuperar poderes cedidos à UE e, caso consiga, defenderá a permanência do país no bloco.


Endereço da página:

Links no texto: