Folha de S. Paulo


Obama defende exploração de petróleo no Ártico

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, defendeu nesta quinta-feira (14) a exploração de petróleo no Ártico como uma "importante" fonte de energia, no momento em que os Estados Unidos tentam desenvolver recursos próprios.

A Shell recebeu no início da semana sinal verde da administração Obama para prospectar novas reservas de petróleo no Mar de Chukchi, no Alasca, desde que o grupo anglo-holandês obtenha as autorizações correspondentes das agências de proteção do meio ambiente e da vida animal.

"Trabalho no mundo para reduzir nossas emissões de dióxido de carbono e para substituir as energias fósseis por energias limpas, mas enquanto isto, vamos precisar de energias fósseis", disse Obama.

Apesar de a Shell ter apresentado sua solicitação há vários anos, "retardamos isto por muito tempo, até que pudéssemos ter este tipo de garantia" ambiental, explicou Obama na residência presidencial de Camp David, após a cúpula com os líderes dos países do Conselho de Cooperação do Golfo.

Várias organizações de defesa do meio ambiente rejeitam o projeto, argumentando que ele ameaça espécies em risco de extinção.

O próprio grupo Shell suspendeu em 2010 as prospecções, após dois incidentes com plataformas de petróleo.


Endereço da página:

Links no texto: