Folha de S. Paulo


Eleições parlamentares na Venezuela serão realizadas no quarto trimestre

A Venezuela irá realizar eleições parlamentares no último trimestre deste ano.

A data exata da votação será anunciada em breve, disse neste domingo o chefe do Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

O Presidente socialista Nicolas Maduro enfrenta crescente pressão sobre a realização das eleições de 2015, especialmente após o Brasil, seu aliado de esquerda, ter exigido a definição de uma data na última quinta-feira (7).

"Podemos dizer que no último trimestre deste ano teremos as eleições. Nós vamos anunciá-las em breve", disse Tibisay Lucena em uma entrevista ao canal de televisão Televen.

Luis Emilio Rondon, oficial do CNE, disse na última sexta-feira (8) que as eleições serão realizadas no final de novembro ou no início de dezembro.

DÚVIDAS

A definição sobre a data da votação acontece ao mesmo tempo em que uma grave recessão econômica golpeia a popularidade de Maduro, levantando especulações nos círculos de oposição de que a eleição não será anunciada.

"De onde eles estão tirando essa idéia de que não teremos eleições? Desde o início deste ano, dissemos que este é um ano eleitoral", disse Lucena, atribuindo a demora ao trabalho da CNE na organização das eleições primárias.

A coalizão de oposição MUD vai realizar suas primárias no próximo domingo, enquanto o Partido Socialista vai escolher seus candidatos em 28 de junho.

Pesquisas mostram que a oposição tem uma forte chance de ganhar na Assembleia Nacional, um reduto do movimento chavista, fundado pelo líder Hugo Chávez, morto em 2013.


Endereço da página: