Folha de S. Paulo


Vídeo mostra resgate de imigrantes no Mediterrâneo

Veja vídeo

Um vídeo gravado por um tripulante do cargueiro Zeran, que foi em socorro de imigrantes clandestinos no mar Mediterrâneo, mostra pessoas freneticamente agarrando-se a cordas do navio e outras pulando para a água ávidas por obter um colete salva-vidas.

A gravação, obtida nesta terça-feira (5) pela agência Associated Press, oferece um vislumbre do desespero enfrentado por dezenas de milhares de imigrantes que tentam alcançar a Europa em embarcações precárias que saem da Líbia sob o comando de traficantes de pessoas.

De acordo com a AP, cinco corpos foram recuperados, enquanto se teme que haja outros afogados no incidente.

O cargueiro, que resgatou imigrantes de dois botes no fim de semana, atracou no porto de Catania tendo a bordo em sua maioria sobreviventes do oeste da África.

A Save the Children, que entrevistou os sobreviventes, disse que os imigrantes informaram que há "dezenas" de mortos no resgate de domingo (3) entre a Líbia e a Sicília.

Houve no fim de semana um aumento dramático de interceptações enquanto os contrabandistas na Líbia se aproveitaram do mar calmo e do tempo bom para enviar pelo Mediterrâneo aspirantes ao asilo europeu em botes de borracha e em pesqueiros superlotados.

De acordo com a guarda costeira, quase 7.000 pessoas foram interceptadas durante três dias até domingo.

Em 19 de abril, uma tragédia deixou ao menos 850 mortos no Mediterrâneo. Em resposta, o Conselho Europeu decidiu em 23 de abril reforçar a presença da União Europeia no Mediterrâneo com o objetivo de evitar "novas perdas de vidas".


Endereço da página:

Links no texto: