Folha de S. Paulo


'Foram horas de angústia', diz mulher de brasileiro resgatado no Everest

Reprodução/Facebook
O alpinista brasileiro Rosier Alexandre, que estava no Everest durante terremoto, foi resgatado
O alpinista brasileiro Rosier Alexandre, que estava no Everest durante terremoto, foi resgatado

"Foram horas de angústia', disse a turismóloga Danúbia Pereira, 34, mulher do alpinista brasileiro Rosier Alexandre, 46, que estava no monte Everest no momento do terremoto de 7,8 graus que atingiu o Nepal.

Rosier foi resgatado de helicóptero nesta segunda-feira (27) a 5.900 metros de altitude, onde fica o Campo 1, informou a assessoria de imprensa do Projeto Sete Cumes no Facebook. O alpinista estava retido a 6.400 metros (campo 2) após os deslizamentos, que provocaram a morte da médica da expedição.

O seu filho, Davi Saraiva, 22, que o acompanhou até o campo base, também foi resgatado. Ambos passam bem.

Danúbia conta que ficou apreensiva durante todo o fim de semana à espera de notícias do marido e do seu enteado. "Conversei com Rosier logo após o tremor no sábado pela manhã. Depois, eu fiquei sem saber notícias até hoje pela manhã, quando ele me ligou. Foram dias angustiantes, sem saber notícias exatas sobre o estado de saúde deles. Só sabíamos que eles estavam bem. Foram horas de angústia", disse Danúbia.

Ela conversou com o marido logo após o regate e confirmou que os dois passam bem. Segundo Danúbia, eles estão em um vilarejo da região, Gorak Shep, onde devem permanecer nos próximos dias até que possam deixar o país. O alpinista relatou que o campo base do Everest parecia um cenário de guerra.

A turismóloga contou ainda que a mãe de Davi, Lianeide Souto, também estava bem aflita. Davi só conseguiu falar com a mãe por volta da 1h (horário de Brasília) desta segunda. Ele disse que estava bem fisicamente, com apenas pequenas escoriações.

Editoria de Arte/Folhapress

Segundo Danúbia, Davi foi resgatado logo após o tremor e levado para o vilarejo Gorak Shep. "Eu e mãe de Davi sempre acreditamos que tudo ia acabar bem. Nós passamos os dias orando, já que as notícias eram muito desencontradas e não conseguíamos falar com eles", disse Danúbia.

Ela disse ainda que a expedição, última etapa do Projeto Sete Cumes, foi suspensa. Em sua página no Facebook, Rosier lamentou a morte da médica da expedição norte-americana Eve Girawong, que morreu na avalanche que atingiu o campo base. "Nosso coração está com a família de Eve Girawong. Ela era muito amada e uma grande adição a nossa equipe. Sentiremos sua falta", escreveu o alpinista.

O terremoto de 7,8 graus que atingiu o Nepal no sábado (25) deixou milhares de mortos e desabrigados. Réplicas do tremor atingiram o país no domingo (26) assombrando os moradores –muitos dos quais haviam abandonado as suas casas e estavam acampando em praças e parques públicos.


Endereço da página:

Links no texto: