Folha de S. Paulo


Continua operação de resgate de montanhistas presos no Everest

Dois dias depois do terremoto que causou avalanches no Everest, as equipes de resgate continuam retirando nesta segunda-feira em helicóptero os montanhistas presos na montanha mais alta do mundo, informou o escalador romeno Alex Gavan, que se encontra no acampamento base.

"A evacuação de montanhistas presos continua nos acampamentos 1 e 2. Três helicópteros voam sem parar. Só duas pessoas por voo devido à alta altitude. O Tempo é bom", tuitou Gavan esta manhã desde o acampamento base.

Na tarde de domingo, Gavan escreveu na rede social que ainda restavam "mais de cem" pessoas no acampamento 1 e que havia "uma grande incerteza" sobre as pessoas no local.

As autoridades nepalenses informaram que pelo menos 22 escaladores morreram no Everest e 51 ficaram feridos, 41 deles em estado grave.

Além disso, 217 pessoas permanecem desaparecidas e um número indeterminado de pessoas presas na montanha mais alta do mundo com 8.848 metros de altura.

O secretário adjunto de Turismo, Suresh Acharya, disse que ontem 32 pessoas foram resgatadas nessa região e 29 estão sendo tratadas no hospital na cidade de Lukla, próxima ao Everest.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: