Folha de S. Paulo


Fundação Clinton admite erros em lista de doações estrangeiras

A Fundação Clinton divulgou um comunicado neste domingo (26) admitindo que há erros em sua lista de doações, especialmente as estrangeiras.

O comunicado ocorre após revelações do livro "Clinton Cash", de Peter Schweizer, que será lançado no dia 5 de maio nos EUA. O subtítulo do livro, em uma tradução livre, é "A história não contada de como e por que governos e empresas estrangeiras ajudaram a tornar Bill e Hillary ricos".

O livro, que pretende servir de munição contra a campanha democrata de Hillary à Casa Branca em 2016, será publicado pela editora HarperCollins, propriedade de Rupert Murdoch. O magnata apoiou publicamente a campanha republicana na última corrida presidencial americana.

NICHOLAS KAMM / AFP
(FILES) This March 23, 2015 file photo shows former US Secretary of State Hillary Clinton during a discussion on
Hillary Clinton, acusada de falta de transparência por conta de doações para sua fundação

Maura Pally, presidente em exercício, explicou que a fundação - comandada por Hillary, Bill e a filha do casal, Chelsea - provavelmente terá que fazer retificações em formulários contábeis por alguns anos, após uma avaliação de uma consultoria externa contratada.

O comunicado afirma que o lucro total foi divulgado corretamente. "Nosso erro foi que doações de governos foram combinadas com as demais", disse Pally.

"Então sim, cometemos erros, como muitas organizações do nosso tamanho cometem, mas estamos agindo rapidamente para remediá-los e tomamos atitudes para garantir que eles não tornem a ocorrer no futuro", admitiu.

Neste domingo (26), Schweizer deu entrevista às redes de televisão Fox News e ABC. Para ele há um "padrão preocupante" em doações destinadas a Fundação Clinton ligadas a interesses estrangeiros, que coincidem com decisões controversas do governo americano, incluindo decisões tomadas pelo Departamento de Estado durante o período em que Hillary era a secretária.

Ele disse que não têm provas, mas que o padrão é uma forte indicação, e que seu livro vai apresentar muitos exemplos. Também pediu pela abertura de investigações.


Endereço da página: