Folha de S. Paulo


Voo com feridos no Everest chega a Katmandu; houve novas avalanches

O primeiro voo transportando feridos na avalanche no Everest chegou a Katmandu neste domingo (26), logo depois da réplica de terremoto que causou mais deslizamentos de neve.

O terremoto deste sábado (25) no Nepal, de magnitude 7.8, deixou ao menos 1.900 feridos, incluindo ao menos 17 alpinistas no Everest.

Sobreviventes no Everest descreveram uma nuvem de pedras e gelo que atingiu o acampamento-base. Muitos alpinistas ainda estavam na montanha quando o novo tremor desencadeou uma série de avalanches, neste domingo. Não houve relatos imediatos de vítimas.

"Outro tremor, tivemos uma réplica agora mesmo. Ah, droga", disse o alpinista indiano Arjun Vajpai, por telefone do acampamento-base de Makalu. "Avalanche", afirmou. Gritos e barulho de neve caindo podiam ser ouvidos enquanto ele falava.

Vajpai disse que sobreviveu a última avalanche, mas que essas estavam mais próximas do acampamento do que os deslizamentos de neve anteriores.

Os sobreviventes que deixaram o Everest eram chineses, japoneses e sul-coreanos. Muitos estavam com curativos na cabeça, um deles com manchas de sangue, mas todos conseguiam andar.

O Ministério do Turismo estima que haja mil alpinistas na região, sendo cerca de 400 estrangeiros.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: