Folha de S. Paulo


Partículas de cinzas de vulcão chegam a Santiago do Chile e a Buenos Aires

Imagens feitas nesta sexta (24) mostram que o vulcão Calbuco, no Chile, continua lançando cinzas. Autoridades meteorológicas chilenas e argentinas informam que partículas chegaram às capitais Santiago e Buenos Aires.

Na capital argentina, uma leve poeira fina caiu sobre a cidade durante a manhã, deixando o céu está coberto por uma bruma branca.

A Aerolineas Argentinas e a LAN informam que os voos para a cidade turística de Bariloche, que fica a pouco mais de 100 km do vulcão, seguem paralisados.

Rotas para outros aeroportos nas províncias de Rio Negro e Neuquém, na Argentina, foram prejudicadas.

Voos que chegariam em Buenos Aires e Montevidéu provenientes da França e dos EUA, operados pela Air France, American Airlines e Delta, foram cancelados, segundo informa o site da Aeropuertos 2000, empresa que controla os aeroportos internacionais nesses países.

Três voos da American Ailines, para Nova York, Miami e Dallas, foram cancelados, assim como um voo da United para Houston e um da Delta para Atlanta. Um voo da AirCanada para Santiago e um da AirFrance também não decolaram.

Não houve mudanças em voos que de ou para o Brasil. Segundo a TAM e a Gol, a operação das empresas na Argentina e no Chile não foi alterada.

Segundo o Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin) do Chile são esperadas novas atividades vulcânicas no Calbuco nesta sexta (24).

O Chile mantém o isolamento nas cidades localizadas em um raio de 20 quilômetros ao redor do vulcão.


Endereço da página:

Links no texto: