Folha de S. Paulo


Alemanha é o principal destino de imigrantes que chegam à Europa

A Alemanha é o principal destino do crescente número de imigrantes clandestinos que chegam à Europa em busca de asilo, ainda que o primeiro contato com o continente ocorra em países do Mediterrâneo, como Itália, Espanha e Grécia.

Em 2014, 173 mil imigrantes entraram com pedido de asilo na Alemanha. O segundo principal destino foi a Suécia, que teve 75 mil pedidos de asilo, seguido pela Itália, que contou com 63 mil pedidos.

Editoria de Arte/Folhapress

Grande parte das pessoas que tentam chegar à Europa em embarcações precárias foge de situações de extrema pobreza e de conflitos armados.

É o caso da Síria, principal origem de imigrantes que atravessam o Mediterrâneo fugindo da guerra civil que matou mais de 220 mil pessoas e deixou mais de 9 milhões de refugiados em quatro anos.

No ano passado, 67 mil sírios chegaram à Europa em embarcações precárias. Outras importantes origens de imigrantes foram a Eritreia, com 34 mil pessoas, e o Afeganistão, com 13 mil.

No total, 219 mil pessoas atravessaram o Mediterrâneo e chegaram ao continente em 2014, sendo que 3.500 morreram afogadas na travessia.

Frente ao crescente influxo de imigrantes nas últimas semanas, líderes de países da União Europeia se reúnem nesta quinta (23) em Bruxelas, na Bélgica, para definir medidas de emergência.


Endereço da página:

Links no texto: