Folha de S. Paulo


Erupção de vulcão no Chile provoca cancelamento de voos e retiradas

A erupção inesperada do vulcão Calbuco, iniciada nesta quarta-feira (22) no sul do Chile, provocou o cancelamento de voos e a retirada de populações em comunidades próximas.

O vulcão, que havia entrado em erupção pela última vez em 1961, expeliu lava e uma nuvem de cinzas a um raio de 20 quilômetros próximo à cidade de Puerto Varas, a mil quilômetros de Santiago.

Cerca de 4.000 pessoas foram evacuadas, principalmente na vila de Ensenada, a 15 quilômetros do vulcão. Um alpinista que escalava o vulcão no momento da erupção está desaparecido.

Houve cancelamento de voos em Puerto Montt, no Chile, e em Bariloche, na Argentina, onde há cinzas leves. Escolas, bancos e repartições públicas também não abriram nesta quinta na cidade argentina e as autoridades orientam que as pessoas não saiam de casa.

A nuvem de cinzas deve se espalhar pela Argentina, podendo chegar a cidades em Neuquén até o fim do dia. É prematuro dizer que chegará a Buenos Aires.

Nenhum voo da TAM e da Gol de e para a região sofreu alterações até o momento.

Especialistas preveem uma nova erupção nas próximas horas. A erupção pode manter-se por um longo período.

"Em 1961, a erupção durou seis semanas e a maior erupção [do vulcão], no final do século 19, durou três anos", disse Moyra Gardeweg, especialista em vulcões.


Endereço da página:

Links no texto: