Folha de S. Paulo


Coalizão retoma ataques no Iêmen horas após anunciar fim de operação

A coalizão de países árabes liderada pela Arábia Saudita retomou os bombardeios no Iêmen nesta quarta-feira (22) menos de 24 horas depois de anunciar o fim da operação militar de combate aos rebeldes houthi no país.

Os ataques aconteceram ao norte de Taiz, 3ª maior cidade do Iêmen, em uma base tomada pelos insurgentes xiitas, e também em posições dos rebeldes no sudoeste da cidade.

Também foram registrados ataques na capital Sanaa e em Áden, bastião das forças leais ao presidente no exílio Abdo Rabbo Mansur Hadi.

Yahya Arhab/Efe
Agente iemenita observa local de bombardeio da coalizão liderada pelos sauditas em Sanaa
Agente iemenita observa local de bombardeio da coalizão liderada pelos sauditas em Sanaa

Os bombardeios liderados pela Arábia Saudita, iniciados há quase um mês, não conseguiram expulsar os rebeldes houthi de Áden, mas destruíram armamentos e enfraqueceram os insurgentes no sul do país.

Destaca-se o aumento do número de civis mortos no conflito no Iêmen desde o início da intervenção militar.

Ao anunciar o fim dos bombardeios nesta terça (21) –os quais foram retomados horas depois–, a coalizão militar havia informado que começaria uma operação para reconstruir o país e supervisionar o processo de transição. No entanto, ataques contra posições dos rebeldes não haviam sido descartados.


Endereço da página:

Links no texto: