Folha de S. Paulo


Marco Rubio se torna o 3º republicano a entrar na corrida pela Casa Branca

O senador Marco Rubio anunciou nesta segunda-feira (13) a seus principais doadores que está concorrendo à candidatura republicana à Presidência dos EUA porque se sente "singularmente qualificado" para convencer seu partido de que defenderá o sonho americano.

O senador de primeiro mandato pela Flórida disse a seus principais doadores que vê a campanha presidencial como uma escolha entre o passado e o futuro.

Editoria de Arte/Folhapress
OS PRESIDENCIÁVEISPontos fortes e fracos dos principais nomes da disputa à Casa Branca em 2016

Em uma menção à sua rival democrata Hillary Rodham Clinton, que lançou sua candidatura no domingo (12), Rubio disse que a ex-primeira-dama "é uma líder de ontem". Para o senador, os EUA são sobre o amanhã.

Na noite desta segunda, Rubio participará de um comício político em Miami.

De origem cubana, ele entrará para história se for eleito o primeiro presidente hispânico dos EUA –assim como Ted Cruz, o primeiro republicano a declarar ser candidato.

O segundo republicano a entrar na disputa foi Rand Paul, conservador libertário e precursor do movimento Tea Party.

Rubio se vende aos eleitores como um exemplo do sonho americano. Apesar de sua origem humilde —é filho de uma doméstica e de um atendente de bar—, conciliou trabalho com a faculdade de direito e conseguiu chegar ao Congresso.

Ele tem uma biografia de apelo para um partido que enfrenta dificuldades para se conectar com eleitores mais jovens e das minorias.


Endereço da página:

Links no texto: