Folha de S. Paulo


Artistas instalam busto de Snowden em NY, e polícia o retira horas depois

Edward Snowden, o ex-funcionário que revelou o escândalo de espionagem da NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA) em 2013, teve seu dia de herói americano nesta segunda (6). Três artistas de Nova York instalaram uma estátua dele no Fort Greene Park, no Brooklyn, durante a madrugada.

O busto, com cerca de 1,2 metro e 45 quilos, foi colocado no topo de uma das colunas de um monumento que presta homenagem aos mártires da Guerra pela Independência americana (1775-1783).

"Nós atualizamos este monumento para destacar aqueles que sacrificam sua segurança para lutar contra as tiranias do mundo moderno", afirmaram, em nota, os responsáveis pela estátua, que levou seis meses para ficar pronta –eles não revelaram suas identidades.

A homenagem, porém, não durou muito. Ainda nesta segunda, poucas horas depois, o busto foi retirado do local pela polícia, que vai investigar o caso. Em outubro de 2014, outra estátua de Snowden foi colocada no Union Square Park, também em Nova York, e removida.

O ex-agente da NSA vive atualmente na Rússia como exilado político.

HUMOR

No domingo (5), foi ao ar uma entrevista concedida por Snowden ao "Last Week Tonight", do comediante John Oliver. Na conversa, gravada em Moscou, Oliver sugeriu que os americanos só se preocupam com a espionagem caso isso signifique que o governo dos EUA tenha acesso a fotos íntimas deles.

"Bem, a boa notícia é que não há programa [de espionagem] com o nome de 'Programa de Fotos de Pênis'", disse Snowden. "A má notícia é que eles ainda estão coletando dados de todo o mundo, incluindo suas fotos de pênis."


Endereço da página: