Folha de S. Paulo


Ex-governador Jeb Bush se declara 'hispânico' em um registro eleitoral

O ex-governador da Flórida Jeb Bush, apontado como um dos nomes mais fortes do Partido Republicano para a disputa da Casa Branca em 2016, declarou-se hispânico, no quesito "raça/etnia", em uma ficha de registro eleitoral de 2009, obtida com o departamento eleitoral do condado de Miami-Dade.

Filho e irmão dos ex-presidentes George e George W. Bush, Jeb Bush nasceu no Texas e fala espanhol fluentemente. Antes dos 30 anos, viveu dois anos na Venezuela, e mergulhou na cultura local. Sua mulher, Columba Bush, nasceu no México.

Bush, ex-governador da Flórida e provável candidato à presidência dos Estados Unidos, como parte de uma das mais importantes dinastias políticas norte-americanas. Mas em pelo menos uma ocasião ele parece ter exagerado em sua busca de influência junto aos eleitores hispânicos e afirmou ser hispânico.

Uma porta-voz de Bush não tinha explicação para a declaração. Mas Bush escreveu no Twitter no final da manhã de segunda-feira (5) e caracterizou a situação apenas como um erro.

Embora a autodefinição de Bush como hispânico possa ter sido um descuido, não há dúvida de que um de seus objetivos é justamente atrair o eleitorado latino, que costuma votar nos democratas.


Endereço da página: