Folha de S. Paulo


Fidel Castro faz primeira aparição pública após 14 meses

O ex-ditador cubano Fidel Castro, 88, fez uma aparição pública após 14 meses, de acordo com o jornal oficial "Granma", ao participar de um encontro com jovens venezuelanos em uma escola no oeste de Havana.

O encontro ocorreu na segunda (30), mas foi revelado para a imprensa apenas na noite de sexta (3). Fidel esteve com 33 dos 155 integrantes do "2º Voo de Solidariedade Bolívar-Martí", delegação venezuelana que participa até domingo de atividades políticas e sociais em Cuba.

O dário publicou quatro fotos quase idênticas do encontro, nas quais Fidel, vestido com um traje esportivo azul e branco aparece sentado dentro de uma van que o levou até a escola. Ele cumprimenta os visitantes pela janela do veículo.

AFP
Fidel cumprimenta venezuelano durante encontro realizado na segunda (30) em Havana
Fidel Castro cumprimenta venezuelano durante encontro realizado na segunda (30) em Havana

Desde que se afastou do poder em 2006 por razões de saúde, o líder da revolução cubana fez poucas aparições públicas. A última delas foi em janeiro de 2014, quando participou da inauguração de uma galeria de arte.

O longo período recluso gerou boatos de que ele teria morrido ou estivesse com graves problemas de saúde.

No encontro, segundo o "Granma", Fidel "mostrou sua preocupação pela batalha que a Venezuela enfrenta para ter sua soberania e integridade respeitadas".

Ele se referiu às sanções impostas pelos Estados Unidos ao país da América do Sul. "É preciso trabalhar rápido e juntar muitas assinaturas destinadas ao presidente Obama para que a Venezuela deixe de ser catalogada como ameaça".


Endereço da página: