Folha de S. Paulo


Vídeo da Airbus mostra procedimento de acesso à cabine do A320

Vídeo mostra procedimento em porta do Airbus

Um vídeo feito pela Airbus em 2002 mostra como funciona o sistema de abertura da porta de acesso à cabine de comando no A320, aeronave do mesmo modelo da que caiu na terça-feira (24) nos Alpes franceses.

As portas são blindadas e protegidas por senha, a ser digitada em teclado alfanumérico. Quem está do lado de fora não consegue entrar, a não ser com autorização de quem esteja na cabine.

A proteção acontece em todo o mundo desde os ataques do 11 de Setembro de 2001, quando terroristas tomaram aviões nos Estados Unidos e os lançaram contra as Torres Gêmeas, em Nova York, e o Pentágono, em Washington.

Na simulação, uma comissária mostra procedimentos para abrir as portas. Um deles é interfonando para a cabine de comando, o mais usual; o piloto então destrava a porta e permite a entrada.

O vídeo também exemplifica situação em que os dois pilotos ficam desacordados na cabine. A comissária digita a senha de destravamento e depois de 30 segundos a porta da cabine se abre.

Mas a simulação não mostra que o piloto tem o poder de interromper a abertura das portas, mesmo ao se inserir a senha correta. Essa regra foi feita para evitar que sequestradores em posse da senha entrem na cabine.

Editoria Arte/Folhapress


Endereço da página:

Links no texto: