Folha de S. Paulo


Tempestade no norte do Chile deixa quatro mortos e 22 desaparecidos

Uma forte tempestade no norte do Chile deixou quatro mortos e 22 desaparecidos, segundo um balanço atualizado divulgado pelas autoridades nesta quinta-feira (26).

Duas pessoas morreram na cidade de Antofagasta, uma vítima de descarga elétrica e outra no colapso de um tanque de água. Duas pessoas também morreram arrastadas pelas águas na região do Atacama, de acordo com o balanço mais recente divulgado pelo vice-ministro do Interior, Mahmud Aleuy.

Alex Fuentes - 25.mar.2015/AFP
Homem atravessa enchente após tempestade no norte do Chile
Homem atravessa enchente após tempestade no norte do Chile

Aleuy informou que Antofagasta registra 680 desabrigados e Atacama 800.

A região do Atacama (800 km ao norte de Santiago) e a cidade de Antofagasta passaram a noite em toque de recolher, depois que as Forças Armadas assumiram o controle dos dois locais, que permanecem sob estado de exceção constitucional por causa da catástrofe.

O incomum temporal no Atacama, região do deserto de mesmo nome, considerado o mais árido do mundo, começou na madrugada de terça-feira (24) e provocou inundações em várias localidades, uma consequência da cheia de rios que permaneceram secos por anos.

A presidente Michelle Bachelet viajou na quarta-feira (25) à noite para a região com o objetivo de coordenar as tarefas de emergência.

As fortes chuvas na região norte se contrapõem à seca e aos incêndios florestais no sul do país.


Endereço da página: